Dissertações de Mestrado

Abaixo são apresentadas as dissertações de mestrado orientadas por professores do grupo de pesquisa LAPETEC/GIATE/UFSC:

Dissertações concluídas

2018

Lecian Cardoso Lopes. Sistema de apoio a decisão SIAVA-FIS no atendimento ao paciente fisioterapêutico. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.Fábio Schmidt Reibnitz. Protótipo de aplicativo móvel para identificação do ponto de deflexão da frequência cardíaca a partir do protocolo de teste de esforço máximo. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniela Couto Carvalho Barra.

Jony Alberto Correia. Telemonitoramento na atenção domiciliar às pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica: uma revisão sistemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniela Couto Carvalho Barra.

Juliana Jesus de Souza. Registro de Enfermagem à beira do leito em serviço de emergência: desenvolvimento de um protótipo de estrutura modular para dispositivos móveis. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniela Couto Carvalho Barra.

Leide Sayuri Ogasawara. Guidelines de redes sociais em mensagens privadas para o acompanhamento clínico terapêutico. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde) – Universidade Federal de Santa Catarina. Coorientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.

Marizete Campioni. Check-up Surgery: Aplicativo para apoio logístico à Cirurgia Segura. 2018. Dissertação (Mestrado em Informática em Saúde) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Grace T M Dal Sasso.

Jades Fernando Hammes. DASHBOARD E UM MODELO DE ANÁLISE PREDITIVA PARA DOENÇAS CEREBROVASCULARES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. 2018. Dissertação (Mestrado em Informática em Saúde) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Grace T M Dal Sasso.

Edmundo João Mansilla Cordeiro. LA SATISFACCIÓN USUARIA DEL PACIENTE DE CIRUGÍA MAYOR AMBULATORIA Y SU SEGUIMIENTO POST OPERATORIO VÍA TELEFÓNICA EN UN HOSPITAL CHILENO. 2018. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Grace T M Dal Sasso.

Luciana Dias da Rosa. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DAS AÇÕES DE MÉDIA COMPLEXIDADE AMBULATORIAL NO ÂMBITO DO SUS. 2018. Dissertação (Mestrado em Informática em Saúde) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Grace T M Dal Sasso.

2017

Adriano da Silva Acosta.Prioridades de Pesquisa em Enfermagem em Cuidados Críticos no Brasil: Um Estudo Delphi.2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.

Rodrigo Rosa. Sistema de coleta e gestão de imagens digitais para criação de ambientes ubíquos em saúde. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Informática em Saúde) – Universidade Federal de Santa Catarina. Co-orientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.

2016

Caroline Lemes Pozza Morales. Avaliação de pacientes graves em emergência e terapia intensiva a partir da escala MEWS: revisão sistemática sem metanálise.2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.

Tatiana Rassele. Recomendações dos cuidados de enfermagem ao paciente adulto submetido a terapia renal substitutiva nda Unidade de Terapia Intensiva. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Gestão do Cuidado Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.

Wagner Pansard. Workflow da Radiografia Odontológica Intrabucal em Prontuário Eletrônico do SUS. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde) – Universidade Federal de Santa Catarina. Coorientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.

Graciela Mendonça Da Silva de Medeiros. Reflexoterapia podal para alívio da dor lombar aguda relacionada ao trabalho da equipe de enfermagem: ensaio clínico randomizado. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Grace T M Dal Sasso.

Eliizimara Ferreira Siqueira. VALIDAÇÃO DA CORRESPONDÊNCIA DIAGNÓSTICA DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL PARA AS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM – CIPE COM A CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA – CIAP 2 SOB A ÓTICA DE ENFERMEIROS REFERÊNCIA NO BRASIL. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Grace T M Dal Sasso.

2015

Alex Becker.Protocolo de assistência de enfermagem ao paciente no pós-operatório imediato de transplante hepático na unidade de terapia intensiva. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Gestão do Cuidado Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.

Greize Rios. PROTOCOLOS CLÍNICOS INFORMATIZADOS PARA AS LINHAS DE CUIDADO EM ENFERMAGEM: ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL, INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO E TRAUMA. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Grace T M Dal Sasso.

2014

Ivonei Bittencourt. Evidências para o cuidado de enfermagem ao paciente potencial doador de orgãos. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.

Camila Santos Pires. Desenvolvimento e aplicdade de terapia intensiva. Iação de um sistema informatizado para avaliação de indicadores de qualidade assistencial de enfermagem em unidade de terapia intensiva. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.

Joice Cristina Guesser. Incidentes no transporte intra-hospitalar de pacientes em estado crítico. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.

Carla Vieira Amante Sena. Segurança do paciente na aspiração endo/naso traqueal em terapia intensiva: revisão sistemática sem metanálise. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Grace T M Dal Sasso.

2013

Clarice da Luz Koerich. Ensino virtual: uma proposta educacional para enfermagem no processo de doação de órgãos.2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.

Hilário Matiolli Neto. Bandagem protetora acolchoada na prevenção da úlcera por pressão em calcâneos de clientes adultos na unidade de terapia intensiva.2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.

Greize Cristina Rios. Protocolos em Urgência e Emergência – validação. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) – UFSC.  Orientador: Grace T M Dal Sasso.

Alex Becker. Desenvolvimento de protocolo de enfermagem ao paciente em pós-operatório de transplante hepático. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina.  Orientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.

Camila Santos Pires. Estratégias para melhoria da qualidade no cuidado de enfermagem em unidade de terapia intensiva utilizando indicadores assistenciais. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.  Orientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.

Clarice da Luz Koerich. Ensino virtual: uma proposta educacional para enfermagem no processo de doação de órgãos. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.

Graciele Trentin. Seguranca do Paciente no uso de drogas vasoativas em Emergência: revisão sistemática com metanálise. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Grace T M Dal Sasso.

2012

Monique Mendes Marinho. Cuidado de enfermagem e a cultura de segurança do paciente: um estudo avaliativo em unidades de internação cirúrgica. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.

Ivonei Bittencourt. Protocolo de cuidado de enfermagem ao paciente em morte encefálica. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina.  Orientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.

Joice Cristina Guesser. Eventos adversos durante a transferência do paciente grave do departamento de emergência para a unidade de terapia intensiva. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.

Danton Carlos de Carvalho Junior. Interface do processamento de materiais na central de material e esterilização e a segurança do paciente em um hospital do sul do país. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Gestão do Cuidado em Enferma) – Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Lúcia Nazareth Amante.

Thamy Canova Da Correggio. Recomendações para utilização da lista de verificação de segurança cirúrgica da organização mundial da saúde em um hospital universitário.2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Associado ao Curso de Residência) – Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Lúcia Nazareth Amante.

Vera Marília di Lourenzo. Proposta de protocolo de cuidados a pacientes oncohematológicos submetidos a drogas antineoplásicas.Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Enfenagem – Mestrado profissional) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Fabíola Santos Ardigo. Cuidado de enfermagem às pessoas/famílias em perioperatório de cirurgia de estoma intestinal: estratégias para o autocuidado.2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Pofissional) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Lúcia Nazareth Amante.

2011

Rozeli Emília Fidelis. Cultura de segurança: perspectiva da equipe de enfermagem em unidade de emergência adulto. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, . Orientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.

Janeide Freitas de Mello. Cultura de segurança do paciente em unidade de terapia intensiva.2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Orientador: Sayonara de Fatima Faria Barbosa.

Graciele Trentin. Drogas vasoativas em Emergência: revisão sistemática com metanálise. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina.  Orientador: Grace T M Dal Sasso.

Sônia Regina Wagner de Almeida. Processo de Enfermagem Informatizado a partir da Cipe 1.0 em Terapia Intensiva: Análise de tempo e usabilidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Grace T M Dal Sasso.

Jeane Silvestri Farias Wechi. Ações educativas para prevenção de úlceras por pressão baseadas na escala de Braden. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) – Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Ivone Rosini. Protocolo de cuidado a clientes submetidos a punção aspirativa por agulha fina de mama e tireioide. 2011. Dissertação (Mestrado em Cueso de Pós-graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina . Orientador: Nádia Chiodelli Salum.

2010

Karina Cardoso Zimmermann. Predisposição e estratégias de prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 em acadêmios de enfermagem. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Grace T M Dal Sasso.

Fernanda Paese. Cultura da segurança do paciente na atenção primária à Saúde. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Grace T M Dal Sasso.

2009

Ana Graziela Alvarez. Objeto Virtual de Aprendizagem em enfermagem para avaliação da dor aguda em adultos. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Grace T M Dal Sasso.

Maura Fortes Braibante Kader. Sistema de apoio a decisão informatizado de enfermagem para a realização do exame físico da gestante. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Grace T M Dal Sasso.

2008

Daniela Couto Carvalho Barra. Processo de Enfermagem Informatizado em Terapia Intensiva em ambiente PDA a partir da CIPe 1.0. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enferamgem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Grace T M Dal Sasso.

Fernanda Paese. Processo de Enfermagem Informatizado em Emergência e Triagem de Manchester. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) – UFSC, . Orientador: Grace T M Dal Sasso.

Karina Cardoso Gulbis Zimmermann. Predisposição e estratégia de prevenção do diabetes melitus 2 em acadêmicos de enfermagem. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enferamgem) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Grace T M Dal Sasso.

2007

Pedro Garcez Sardo. Metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas em Ressusictação Cárdio-Pulmonar no ambiente Moodle.2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enferamgem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Grace T M Dal Sasso.

2006

Camila Rosálina Antunes. Processo de Enfermagem infromatizado ao paciente politraumatizado de Terapia Intensiva via Web utilizando a CIPE versão beta 2. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Grace T M Dal Sasso.

 

Dissertações em andamento

Milena França. Avaliação do processo de alta hospitalar e sua relação na gestao de leitos. Início: 2019. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniela Couto Carvalho Barra.

Vanoir Guarezi Zacaron Júnior. Avaliação do software PRO EPS-SUS a partir das recomendações da ISO/IEC 25010. Início: 2019. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Daniela Couto Carvalho Barra.

Sabrina Regina Martins. Validação do instrumento Evaluation of Vascular Wounds. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sayonara de F.F. Barbosa.

Randerson Oliveira Melville Reboucas. Web system (Cloud) that help doctors oncologists in the identification and treatment of Leukemia in adults. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Sayonara de F.F. Barbosa.

Charles Teixeira. M-Mechanicalventilationcare®: Mobile Learning para avaliação clínica e tomada de decisão frente aos parâmetros respiratórios. Início: 2017. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Grace TM Dal Sasso.

Mayara Costa Garcia. Desenvolvimento de aplicativo móvel para apoio no processo de doação de órgãos. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Informática em Saúde) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Sayonara de F.F. Barbosa.

Neomar Narciso Borges Cezar Junior. Agentes conversacionais e sua aplicação na psicologia. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Informática em Saúde) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Ana Graziela Alvarez.